Santa Maria, nos Açores, se diferencia das demais ilhas por não apresentar imediatamente uma espetacularidade paisagística típica, mas é justamente essa característica que a torna encantadora. Revela-se em pequenos detalhes, demandando tempo e calma para ser verdadeiramente apreciada.
Numa simplificação, parece que todo o território de Portugal continental foi compactado no meio do Atlântico, com planícies alentejanas, o verde minhoto, vinhas do Douro e praias algarvias coabitando lado a lado nesta ilha. Apesar de seu tamanho modesto, Santa Maria é rica em geologia, paisagens e história.
O Grande Trilho de Santa Maria é uma rota que percorre os 78 quilômetros da ilha, levando os visitantes por áreas de interesse histórico, paisagístico e geomorfológico. Inaugurado em 2016, o trilho tem início na Vila do Porto, próximo ao Forte de São Brás, e é dividido em quatro etapas, cada uma com cerca de 20 quilômetros, todas começando e terminando em freguesias rurais e incluindo os geossítios do Parque Natural e todas as baías da ilha.
A Praia Formosa é um destaque, lembrando o Algarve com sua areia fina e águas calmas. Localizada em Almagreira, a apenas cinco quilômetros de Vila do Porto, oferece um miradouro da Macela, com vistas deslumbrantes do vale e da costa. Em 2013, foi classificada pelo jornal britânico The Guardian como uma das 20 melhores praias do mundo.
A Ribeira dos Maloás é uma das formações geológicas mais impressionantes, uma cascata de 20 metros acessível apenas a pé. Reminiscente da famosa "Calçada dos Gigantes" na Irlanda do Norte, é o resultado do contato do mar com uma escoada lávica, criando uma queda de água ao longo de colunas verticais de pedra vulcânica.
Outro destaque é a Cascata do Aveiro, com cerca de 100 metros de altura, desaguando no mar perto da pequena ribeira da Maia. Próximo dali, encontra-se a Ponta do Castelo, onde está o Farol de Gonçalo Velho, um dos mais bonitos do arquipélago.
Em Santo Espírito, a Igreja da Purificação é famosa por sua fachada barroca em pedra basáltica e pela pia batismal, que exibe o fóssil de um ouriço-do-mar com mais de cinco milhões de anos. A Cooperativa de Artesanato é outro local imperdível, oferecendo biscoitos de orelha e mantas marienses tradicionais.
São Lourenço é conhecida pela sua beleza paisagística, especialmente desde o miradouro do Espigão, com vista para a baía e vinhas cultivadas em socalcos. O vinho resultante pode ser adquirido na Cooperativa Agromariense.
Santa Bárbara e Pico Alto oferecem vistas panorâmicas, enquanto a Baía do Tagarete é ideal para observar as diferenças entre as costas norte e sul da ilha. Na freguesia de Anjos, desembarcou Cristóvão Colombo em seu retorno da primeira viagem às Américas, momento marcado por uma estátua de bronze do navegador em frente à Ermida de Nossa Senhora dos Anjos.
Sem comentários
Enviar um comentário