Ponta Delgada vai dispor de sistema de videovigilância
A proposta do protocolo de cooperação a celebrar entre o Município e a PSP, com vista à implementação e instalação de um sistema de videovigilância no centro histórico de Ponta Delgada, Largo Mártires da Pátria e Campo de São Francisco, foi aprovada, esta quarta-feira, em reunião de Câmara, por unanimidade.
O documento foi apresentado durante a última reunião do Conselho Municipal de Segurança, realizada no dia 30 de outubro, sendo hoje aprovado em reunião de Câmara, para se avançar com este processo da forma mais célere possível.
Pedro Nascimento Cabral, Presidente da Câmara Municipal de Ponta Delgada, defende que “a implementação deste equipamento vai provocar um efeito dissuasor da prática de ilícitos criminais, contribuindo para aumentar a segurança de quem vive, trabalha ou visita a cidade de Ponta Delgada”.
O Presidente do Município aproveitou ainda o momento para reconhecer o trabalho efetuado pelo Comando Regional da PSP dos Açores e Divisão da PSP de Ponta Delgada, durante a fase de estudo e instrução do processo e adiantou que o protocolo de cooperação será enviado para o Ministério da Administração Interna, órgão competente para autorizar a instalação do sistema de videovigilância, após receber o parecer da Comissão Nacional de Proteção de Dados.
“Ao longo do processo de instalação do sistema de videovigilância existem um conjunto de etapas que necessitam de ser cumpridas. A assinatura deste protocolo de cooperação representa uma das fases importantes ao longo deste procedimento, ficando apenas a faltar a autorização do Ministério da Administração Interna. A Câmara Municipal de Ponta Delgada, em cooperação com a PSP, promoveu todos os procedimentos necessários para a implementação deste sistema de segurança, que tem apresentado resultados muito satisfatórios, através da diminuição da criminalidade e aumento da eficiência da atuação policial”, sublinhou.
Pedro Nascimento Cabral salientou também que o Município de Ponta Delgada vai investir na aquisição, instalação e manutenção do sistema de videovigilância, cujas imagens são visualizadas no Centro de Comando e Controlo Operacional, sediado na Divisão da PSP de Ponta Delgada.
“Pretendemos apostar na proteção de pessoas e bens, prevenindo a prática de condutas criminosas e desviantes, reforçando o sentimento da população em Ponta Delgada”, vincou.
Deixe um comentário