SATA regista novo recorde mundial de distância num voo com um Airbus A321LR
Depois de, em janeiro passado, a companhia aérea ter assinalado o recorde do voo mais longo em horas voadas com a marca de 09H49 minutos de viagem, numa ligação entre Lisboa e Bogotá (Colômbia), eis que agora assinala o voo comercial direto mais longo em distância percorrida, operado numa ligação direta entre Oakland (Califórnia) e a Ilha Terceira (Lajes, Açores), com o equipamento de matrícula CS-TSI e de nome “Inspire”.
A distância percorrida entre os dois pontos foi de 7874km. Este feito coloca a companhia aérea em destaque nos registos da Airbus, uma vez que bateu a marca do último recorde que havia sido alcançado com o registo de 7600Km de distância percorrida entre dois pontos.
Trata-se de um feito relevante para a SATA Azores Airlines, uma vez que veio reforçar o pressuposto de versatilidade da frota com a qual a companhia aérea açoriana opera, e que se tem demonstrado adequada, tanto a operações de médio curso (designadamente voos transatlânticos operados com elevada frequência), mas também em voos considerados de longo curso, outrora impensáveis de realizar com uma aeronave de corredor único e com semelhante desempenho global.
Apesar da reconhecida performance destas aeronaves, no que respeita à sua eficiência quando comparada com modelos anteriores, o design da cabine, designadamente a ergonomia dos assentos, permite igualmente a utilização mais eficiente do espaço a bordo, sem comprometer o conforto dos passageiros.
A nova geração de equipamentos Airbus A321 Neo, vem equipada com reatores de modelo CFM LEAP reconhecidos pela sua eficiência e pelo baixo ruído que originam, o que tem garantido viagens mais silenciosas para os passageiros e que contribuem, também, para os objetivos de sustentabilidade ambiental que a companhia aérea persegue.
O voo S4 236 ficará definitivamente marcado na história de companhia aérea como tendo sido a mais longa viagem direta efetuada com este tipo de aeronave. A ligação partiu do Aeroporto Internacional de Oakland às 20H40M, horas locais, tendo aterrado na pista do aeroporto das Lajes (Ilha Terceira) às 06H00M, horas locais.
Alias até a própria Airbus fez questão de assinalar o facto, e de acordo com os dados publicados pela Airbus, o pouso no final da madrugada do dia 8 nos Açores representou uma distância de 7.874 km, superando em quase 400 quilômetros a marca anterior do A321LR da TAP.
Great to see @_azoresairlines flying from record to record with the #A321LR: first there was Lisbon to Bogota direct, and now 7,874km between Oakland 🇺🇸 and Lajes 🇵🇹, a new long distance record showing the aircraft's unrivalled flexibility and performance. pic.twitter.com/GmGhjtv2Bl
— Airbus (@Airbus) September 9, 2021
Deixe um comentário