Consegue imaginar-se a banhar numa baía, com socalcos de vinha a encher-lhe as costas de um lado, com o nome de santo e de sol nascente? Pois fique sabendo que nos Açores existe um lugar destes!
Hoje quero-vos levar à baía mais oriental do arquipélago dos Açores, mais precisamente na ilha de Santa Maria, a Baía de São Lourenço!
Conhecida também por Baía do Sol Nascente, é um anfiteatro natural, formado pelo desabamento de uma cratera vulcânica onde o homem conseguiu, contra toda a ordem e lei natural, cultivar vinhas em currais. É, desde 1987, classificada como Reserva Natural devido a sua riqueza em fauna e flora.
Com um dos maiores areais dos Açores, a Praia de São Lourenço que se aninha nesta baía, é completamente diferente de todas as praias açorianas, pois estar-se-ia à espera que fosse de areia preta, e é afinal de fina areia branca lambida pelas suas águas absolutamente cristalinas, pontilhadas aqui e ali com pequenas rochas, que são o pouso perfeito para apanhar sol.
Não se esqueça de trazer o material de snorkeling porque vai-se arrepender de não o ter trazido, assim que entrar na água! Estas águas são um presente para aqueles que adoram observar o fundo do mar e os seus habitantes.
Quem ali passa, além dos currais da vinha, riscados a preto sobre o verde estonteante da enseada, e o casario a fazer lembrar o Alentejo com as suas casinhas brancas, não pode deixar de observar o ilhéu da Baía de São Lourenço, mais conhecido pelo Ilhéu do Romeiro, com uma gruta e diferentes formações rochosas, que, contudo, é apenas acessível de barco.
Ainda hoje não consigo esquecer do que é ver o nascer do sol na Baía de São Lourenço, foi um dos mais bonitos que já vi! Incluindo a própria estrada de acesso que é lindíssima, pois os seus vários miradouros dão-nos vista a panorâmicas que me ficarão para sempre na memória.
Aconselho a todos que façam o trilho Entre a Serra e o Mar (trilho oficial PRC03SMA) que oferece vistas privilegiadas sobre a Baía de São Lourenço.
Existem vários duches e uma piscina a meio do areal para os mais pequenos, bem como parque de estacionamento e alguns restaurantes e snack-bar na freguesia. Vale sem dúvida passar um dia inteiro, ou mais, na Baía de São Lourenço.
Aos fotógrafos: Aconselho uma ida ao nascer do sol, acordem cedo que vai valer cada minuto! Ver as paredes de uma cratera iluminada pela luz dourada do amanhecer é uma fotografia que qualquer fotógrafo que se preze, e visite Santa Maria, tem de a fazer.
Texto e Fotografia Rui Soares
Sem comentários
Enviar um comentário