sábado, 28 de novembro de 2020

Açores com 34 novos casos e 33 cadeias de transmissão ativas

 

Foram diagnosticados nos Açores, nas últimas 24 horas, 34 novos casos positivos de Covid-19, sendo 26 em São Miguel, seis na Terceira, um na ilha do Pico e um na ilha do Faial, decorrentes de 1.506 análises realizadas nos dois laboratórios de referência da Região.

Segundo a Autoridade de Saúde Regional, na maior ilha açoriana foram registados 13 novos casos no contexto das cadeias de transmissão anteriormente identificadas, respeitantes a sete indivíduos do sexo feminino, com idades compreendidas entre os 12 e os 56 anos, e seis indivíduos do sexo masculino, com idades compreendidas entre os 4 e os 43 anos.

Foram, ainda, diagnosticado seis pessoas, contactos próximos de alto risco de um caso positivo previamente diagnosticado,  quatro do sexo feminino, com idades compreendidas entre os 15 e os 67 anos e dois indivíduos do sexo masculino, com 26 e 43 anos, resultante de uma nova cadeia na Ribeira Grande, que se encontra já em investigação epidemiológica.

Foram, também, identificados sete indivíduos, contactos próximos de alto risco de um caso positivo previamente diagnosticado,cinco do sexo feminino, com idades compreendidas entre os 14 e os 61 anos, e dois indivíduos do sexo masculino com 12 e 19 anos, resultante de uma nova cadeia na Ribeira Grande, que se encontra já em investigação epidemiológica.

Na ilha Terceira, foram diagnosticados três mulheres, com idades compreendidas entre os 40 e os 52 anos, no contexto das cadeias de transmissão anteriormente identificadas.

Foi registada, ainda, uma mulher de 47 anos de idade, contacto próximo de alto risco de um caso positivo previamente diagnosticado, resultante de uma nova cadeia de transmissão em Angra do Heroísmo, que se encontra já em investigação epidemiológica.

Foram registados duas pessoas, um homem, com 32 anos, e uma mulher, com 30 anos, não residentes, com história de ligação aérea com o exterior, que, após o teste de despiste ao vírus SARS-CoV-2, realizado após o sexto dia, obtiveram resultado positivo para a Covid-19.

Já na ilha do Pico foi registado um homem, de 46 anos, não residente, contacto próximo de alto risco de um caso positivo previamente diagnosticado, resultante de uma nova cadeia de transmissão em São Roque do Pico, com história de ligação aérea com o exterior, que, após o teste de despiste ao vírus SARS-CoV-2, realizado após o sexto dia, obteve resultado positivo para a Covid-19.

Na ilha do Faial foi diagnosticada uma mulher, de 35 anos, residente, com história de ligação aérea com o exterior da Região, que, após o teste de despiste ao vírus SARS-CoV-2, realizado após o sexto dia, obteve resultado positivo para a Covid-19.

Foram registadas 19 recuperações na Região, sendo 13 na ilha de São Miguel e seis na Terceira, elevando o número total de casos recuperados para 509.

Todos contactos próximos das cadeias e dos casos em investigação epidemiológica cumpriam isolamento profilático desde a sua identificação pela Delegação de Saúde Concelhia.

A Região conta agora com 33 cadeias de transmissão ativas, sendo 22 na ilha de São Miguel, oito na ilha Terceira, uma partilhada entre a ilha de São Miguel e a ilha de São Jorge, uma na ilha do Pico e uma na ilha de São Jorge.

Foram detetados, até ao momento, 964 casos de infeção pelo novo coronavírus, verificando-se atualmente 509 casos recuperados e 359 casos positivos ativos, dos quais um na ilha de Santa Maria, 244 na ilha de São Miguel, 106 na ilha Terceira, um na ilha de São Jorge, dois na ilha do Pico, três na ilha do Faial e dois na ilha das Flores.

Há 1.506 pessoas em vigilância ativa e nove utentes internados, seis no Hospital Divino Espírito Santo, de Ponta Delgada e três no Hospital de Santo Espírito da Ilha Terceira.

Fonte: ASR/RA

Sem comentários

Enviar um comentário