O furacão Lorenzo deverá passar nos Açores com categoria 1, segundo comunicado da Delegação Regional dos Açores do Instituto Português do Mar e da Atmosfera.
O IPMA refere que esta terça-feira, às 9 horas, o furacão Lorenzo - categoria 2 na escala de Saffir-Simpson*, encontrava-se a aproximadamente 1000 km a sudoeste da ilha das Flores, deslocando-se para nordeste a uma velocidade de 35 km/h.
Mantendo-se as previsões da trajetória o centro do furacão deverá passar com categoria 1, na quarta-feira, ligeiramente a oeste da ilhas das Flores afetando especialmente o grupo Ocidental. Contudo, todo o arquipélago sentirá efeitos do furacão Lorenzo.
Desta forma prevê-se para as ilhas do Grupo Ocidental, vento sueste rodando para noroeste com rajadas na ordem dos 190 km/h (com uma probabilidade de 40% de a rajada máxima ser superior a 200 km/h), chuva por vezes forte e ondas de sul, passando a sudoeste com altura significativa entre 10 a 15 metros, podendo a altura máxima de onda atingir os 25 metros.
Para as ilhas do Grupo Central prevê-se vento sudoeste com rajadas até 160 km/h, períodos de chuva e ondas de sudoeste passando a oeste com altura significativa entre 9 a 12 metros, podendo a altura máxima de onda atingir os 22 metros.
No Grupo Oriental está previsto vento sul rodando para oeste com rajadas até 100 km/h e ondas de sudoeste com altura significativa 7 a 9 metros.
Sem comentários
Enviar um comentário