Angra do Heroísmo foi eleita para o Conselho de Administração da Organização das Cidades Património Mundial
Para Raquel Caetano Ferreira, Vereadora da Câmara de Angra do Heroísmo, afirmou que perante esta eleição significa uma "grande projeção para Angra do Heroísmo".
A organização da UNESCO reúne algumas das mais importantes cidades do mundo. "Angra estará na primeira linha das iniciativas que a associação vai produzir. E há a possibilidade de grandes contactos. Permite a promoção da ilha Terceira aos outros países desta organização”, salientou Raquel Caetano Ferreira.
Segundo a autarca, a reunião do Conselho de Administração realizada, em maio passado, em Angra do Heroísmo foi importante para a integração da cidade no conselho de administração desta organização.
ORGANIZAÇÃO FUNDADA EM 1993 Fundada em 1993, a OCPM reúne as 254 cidades com locais inscritos na lista do Património Mundial da UNESCO.
Dentro desta organização não-governamental, as cidades são representadas pelos presidentes das respetivas câmaras municipais, contando também com a participação de especialistas em gestão do património.
A organização promove, de dois em dois anos, um congresso mundial para debater ideias sobre a gestão e reabilitação de Cidades Património Mundial, num intercâmbio de conhecimentos e de discussão de questões de interesse mútuo às várias cidades e respetivos intervenientes. A OCPM tem como associadas entidades como o Centro de Património Mundial da UNESCO, o Conselho da Europa, o Getty Conservation Institute, o ICOMOS, o ICCROM e o World Monuments Fund.
Além de Angra do Heroísmo, também as cidades de Bruxelas, Lyon , Oaxaca (México), Quebec, Sintra, Valeparaiso (Chile) e Viena vão compor o Conselho de Administração da OCPM.
Deixe um comentário