segunda-feira, 22 de junho de 2015

Azores Challenge Trail em prova de “fogo”



A ilha de São Miguel volta a estar na mira do Trail Running em Novembro.


Considerado um dos destinos mais sustentáveis do mundo, a ilha de São Miguel está em alta este ano ao aliar o turismo com uma grande prova de trail running. Trata-se do Azores Challenge Trail, distribuído por três etapas, cujo objectivo passa por explorar diferentes áreas da ilha em contexto de competição.


“A 1ª etapa realizou-se em Maio e teve como ponto principal as Lagoas das Sete Cidades, uma das maravilhas de Portugal. Vistas deslumbrantes combinadas com trajectos pouco conhecidos, e até mesmo trilhos novos, preparados de raiz para o evento, que teve o nome de GREEN LOVE (34km). A 2ª etapa terá o nome de ETAPA DECATLHON, será a 14 de Novembro e irá assinalar o 4º aniversário da Loja de Ponta Delgada. A 3ª etapa será a 15 de Novembro, e voltaremos a mais uma beleza natural da Ilha de São Miguel, a LAGOA DO FOGO, tendo os atletas a possibilidade de ter uma perspectiva muito diferente da Lagoa do Fogo, novos trajectos e novas abordagens do exercício da corrida na montanha”, explicou Paulo Resendes, da PRSpinning, organizador do desafio.

A iniciativa nasceu da ideia da Associação PRSpinning e de um grupo de voluntários que “puseram de pé” o Azores Challenge BTT, que, após o tremendo sucesso dessa prova em 2014, e do deslumbre pelas paisagens de S. Miguel, decidiram desafiar este ano os amantes do trail.

Por se tratar de uma organização especializada em BTT, coube ao treinador Tiago Aragão dirigir os percursos e procurar evidenciar os pontos mais importantes em que consiste uma prova de Trail Running. Tiago aceitou o desafio “só por ser o primeiro trail na ilha, como por ser um projecto desenvolvido por amigos e numa das maravilhas nacionais. Ir ao terreno e explorar trilhos e percursos que desaguavam ou caminhavam lado a lado com as lagoas”. O mesmo participou na primeira etapa (dia 17 de Maio), na qual alcançou a 2ª classificação.

A 1ª etapa contou com 90 participantes, com vitória para o madeirense Luís Fernandes. As seguintes etapas realizam-se nos dias 14 e 15 de Novembro, com previsão de muitos mais inscrições. “Um número a rondar os 250 participantes”, segundo a previsão de Paulo Resendes.

As provas a acontecer em Novembro terão como percursos de destaque: a zona central da ilha (dia 14), mais uma vez por trilhos abertos de raiz, e alguns que não são usados há muitos anos, passando por uma reserva natural; e, por sua vez, o último dia será feito na íntegra na cratera da Lagoa do Fogo. “Qualquer uma destas etapas terão um nível de dificuldade diferente da prova de Maio, uma mais acessível e outra mais exigente, quer fisicamente, quer tecnicamente.”

Para os interessados em participar no Azores Challenge Trail, Tiago Aragão aconselha a “garantirem inscrição e respectiva viagem, que com tempo fica muito em conta. Depois, que procurem desenvolver um treino específico para esse desafio. Como serão duas etapas em dias consecutivos, é importante estarem preparados para essa exigência, pois nos Açores, além do Trail, há pelo caminho paisagens únicas para contemplar.”

Sem comentários

Enviar um comentário