segunda-feira, 2 de fevereiro de 2015

Casa açoriana leva 1º lugar na Bienal Iberoamericana de Arquitectura y Urbanismo

SAMI-arquitectos premiados na IX BIAU - Bienal Iberoamericana de Arquitectura y Urbanismo com a Casa C/Z, edifício construído em São Roque do Pico, Ilha do Pico, Açores, Portugal, entre quase 1000 obras a concurso.

Esta casa pretende abrir-se sobre as variadas paisagens que do ponto mais alto do terreno se avistam. Partindo de um conjunto de volumes separados entre si, e seguindo a adaptação da arquitectura tradicional ao terreno, desenhou-se o espaço resultante entre os quatro volumes como espaço de estar, cujas paredes são a continuidade das fachadas exteriores e onde apenas o vidro faz a separação entre o exterior e o espaço interior da casa.

Consoante o vento predominante ou a vista pretendida, a casa abre-se às várias paisagens e a sua ligação e permeabilidade com o exterior é total.

O volume maciço em madeira escurecida transforma-se em quatro volumes quando os grandes panos de vidro se abrem permitindo o prolongamento sobre as várias plataformas da casa.

Utilizou-se um sistema de pré-fabricação para a construção deste edifício que foi concebido de forma a obter a classificação A+ do ponto de vista da sua eficiência energética.


Fotografia
FG + SG fotografia de arquitectura

1 comentário:

  1. A Flávio & André dá os parabéns à SAMI-arquitectos pelo extraordinário projecto. É para nós um imenso orgulho ter participado neste projecto com o nosso trabalho de carpintaria e ver agora o projecto final ganhar o tão cobiçado primeiro lugar. www.flavioeandre.com

    ResponderEliminar