Foto de Pedro Ribeiro
Uma foto subaquática obtida no mar da ilha de Santa Maria, em Agosto passado, acaba de ser premiada com a sua publicação na famosa revista “BBC Wildlife Magazine” deste mês de outubro.
A foto é de autoria de Pedro Ribeiro, a residir nos Açores há oito anos, tendo-se apaixonado pela fotografia de mergulho.
“Cheguei em Agosto de 2006 para trabalhar numa empresa de construção civil e, desde então, comecei a dar os primeiros passos no mergulho com escafandro”, conta o fotógrafo.
Pedro Ribeiro depressa se entusiasmou, fazendo desta actividade a sua principal ocupação dos tempos livres.
Desde então, já mergulhou mais de 300 vezes, mas não só nos Açores.
Pedro Ribeiro mergulhou em diversos países, como a Tailândia, Cabo Verde, Egipto (por três vezes), Itália (Sardenha), mas é nos Açores que mais gosta de mergulhar, “pois é aqui que temos, sem sombra de dúvidas, um mar maravilhoso e cheio de riqueza”.
Começou a fotografar há quatro anos com uma máquina compacta, para poder mostrar as fotos aos amigos e família, ficando fascinado com a beleza dos mergulhos e corrigindo alguns erros de fotografia, até ganhar uma natural evolução, agora compensada internacionalmente.
“Tenho tido a sorte de poder aprender com grandes fotógrafos nacionais e estrangeiros, que na sua grande maioria têm mostrado muita disponibilidade em me ensinar e dar dicas, assim como criticar os trabalhos que vou fazendo”, explica Pedro Ribeiro.
A sua dedicação, tão evidente, foi compensada em 2013, quando um conhecido fotógrafo russo o convidou a fazer um “liveaboard” como fotógrafo convidado no Mar Vermelho.
“ Este foi o momento de viragem no meu trabalho fotográfico”, acrescenta.
Quanto aos Açores, já mergulhou em São Miguel, Santa Maria, São Jorge e Flores. Ainda não mergulhou nas outras ilhas, apesar de já ter estados em todas.
Pedro Ribeiro sente-se orgulhoso pelo reconhecimento que a Wildlife Magazine lhe proporcionou , mas sobretudo pelo facto de ser uma foto dos Açores.
“O mercado de turismo de mergulho tem de ser encarado como um pilar fundamental nos Açores”, afirma o fotógrafo, “pois basta ver outros mercados ( como no Egipto) onde quase cidades inteiras vivem de e para esse tipo de turismo; podemos ter aqui nos Açores um produto muito interessante e cada vez mais procurado”.
Pedro Ribeiro chama a atenção para o facto de, “regra geral, os mergulhadores/fotógrafos que têm a sorte de vir aos Açores ficarem fascinados com o que aqui temos e não é divulgado".
Embora reconheça que se está a fazer um esforço enorme, mas ainda temos um caminho longo a percorrer, na consolidação da oferta e qualidade da mesma e nas relações com os pescadores e comunidade local”.
Pedro Ribeiro aproveita para dizer que vai continuar a fotografar nas suas viagens e, caso os leitores esteja, interessados em seguir a sua actividade, basta ir ao site da internet com o endereço www.pedroribeirophoto.com
Entrevista de: Osvaldo Cabral
in RTP
Sem comentários
Enviar um comentário