Corvo
GEOGRAFIA
A menor ilha dos Açores tem 6,24 quilómetros de comprimento e 3,99 quilómetros de largura máximos. A sua superfície ovalada e alongada segundo uma direcção norte-sul ocupa uma área de 17,1 km2sendo habitada por 488 residentes (dados de 2008). O Corvo constitui o Grupo Ocidental do Arquipélago em conjunto com a ilha das Flores, que está a uma distância de 17,9 quilómetros. O ponto mais elevado da ilha, aos 720 m de altitude, está situado na zona do Estreitinho, a 39°41’58’’ de latitude norte e 31°06’55’’ de longitude oeste.
HISTÓRIA
O avistamento do Corvo pelo navegador português Diogo de Teive terá ocorrido em 1452, na mesma altura em que as Flores foram descobertas. Devido à dimensão, o pequeno território não desperta grandes atenções por parte dos povoadores dos Açores. O estado natural quase puro é quebrado em meados do século XVI, quando o capitão-donatário Gonçalo de Sousa envia um grupo de escravos para o Corvo, provavelmente oriundos de Cabo Verde, com a tarefa de se dedicarem ao cultivo da terra e criação de gado. Por volta de 1580, um contingente de colonos vindos das Flores aumenta a população local.
A vida no Corvo decorre serena, pautada pelos ritmos da agricultura, pesca e pecuária, de forma a garantir a subsistência da comunidade. Mas ao contrário do pressuposto, o posicionamento geográfico da ilha permite-lhe ultrapassar o seu expectável isolamento. De facto, o Corvo define a linha fronteiriça que reúne as Armadas portuguesas que para aí se dirigem para receber as naus oriundas dos vários pontos do Império português e espanhol e, a partir dai, acompanhá-las em segurança até à Europa continental. Por isso, o isolamento quebra-se no final do século XVI e durante todo o século XVII, muitas vezes pela frequente chegada de corsários e piratas em busca de saque e reféns. No Corvo, encontram valorosa resistência, sendo histórica a derrota sofrida em 1632 pelos piratas oriundos da Barbária, no norte de África. A população recorre ao arremesso de pedras para rechaçar a invasão. Reza a lenda que os corvinos tiveram ajuda na dura e desigual batalha por parte da padroeira Nossa Senhora do Rosário, que “desviava todos os tiros mandados pelos piratas e devolvia-os, multiplicados, para os barcos dos mouros, conseguindo pô-los em desbarate”. Desde então, a santa fica conhecida por Nossa Senhora dos Milagres.
A bravura dos habitantes do Corvo é novamente demonstrada em 1832, quando um grupo de corvinos se dirige à Terceira, para pedir o alívio do pesado tributo pago ao donatário da ilha e à Coroa. O ministro do rei D. Pedro IV, Mouzinho da Silveira, que se encontrava a organizar a luta liberal a partir de Angra, mostra-se impressionado com a escravidão vivida pelos corvinos. Propõe a anulação do imposto em dinheiro e redução para metade o pagamento em trigo. No mesmo ano, a povoação é elevada a vila e sede de concelho, passando a denominar-se Vila do Corvo.
Os séculos XVIII e XIX trazem os baleeiros americanos até à costa das ilhas do Grupo Ocidental. Alguns corvinos são recrutados para a caça ao cachalote e ganham reputação como corajosos arpoadores. Em 1864, o Corvo tem quase 1100 habitantes, mas o decréscimo populacional será, desde então, cada vez maior. Entre 1900 e 1980, o Corvo passa de 808 habitantes para 370, diminuição esta provocada principalmente pela emigração para os Estados Unidos e Canadá.
A inauguração do aeródromo do Corvo, em 1983, será crucial para a modernização das estruturas do Corvo. Em 1991, o estabelecimento de rotas áreas regulares com as Flores, Faial e Terceira promove a plena integração da ilha na dinâmica do Arquipélago. A actividade agro-pecuária, centrada na criação de gado bovino, é a actual trave mestra da economia local.
ResponderEliminarGreat post however I was wanting to know if you could write a litte more on this subject? I'd be very thankful if you could elaborate a little bit more. Appreciate it! capital one card login in
My approach has always been there is a solution, we just should spend time to determine what that is. mortgage calculator Scotiabank seeks to offer mortgage solutions for every one of its customers, specially those with varying circumstances. canada mortgage calculator
ResponderEliminar